Mercados privados oferecem oportunidades interessantes para investidores com major horizonte de investimentos que procuram mais retorno e menos volatilidade, comparando com as classes de ativos tradicionais. Com baixa correlação com os mercados públicos, estes investim. podem ser uma oportuna fonte de diversificação.

Nosso espectro de oportunidades de investimentos. em mercados privados é amplo: fundos únicos, fundos de fundos, programas de impacto e mandatos personalizados. Se está iniciando nesta classe de ativos e quer uma entrada acessível, ou se é um investidor experiente em mercados privados em busca de coinvestimentos, nós temos o que você precisa.

Como funciona?

Nossos gestores de relacionamento garantem o alinhamento da alocação de ativos dos seus clientes com sua situação, perfil de risco e objetivos. Antes que o seu gerente de relacionamento fale a você sobre soluções concretas para mercados privados, ele determinará se a classe de ativos é adequada. Isto significa que ele compreende bem o seu horizonte de investimentos e apetite ao risco e a sua situação de liquidez e expectativa de retorno.

Durante esse processo, o seu gerente de relacionamento envolverá um dos nossos especialistas em mercados privados, que será o principal contato do seu gerente de relacionamento para os mercados privados e irá ajudar na orientação sobre a nossa oferta de mercados privados, criação de portfólio e fluxo de caixa até suporte pós-investimento. Juntos, eles vão selecionar e implementar a melhor solução de mercados privados para você.

Os produtos e serviços oferecidos dependem do domicílio do cliente e da entidade jurídica do Julius Baer.

O prazo para um fundo privado de fundos de mercados pode ser de 10 a 12 anos. Mas a vida útil dos investimentos individuais dentro desse fundo pode ser mais curta. Por ex., um gestor de capital privado pode investir em uma empresa no 3º ano e revendê-la no 5º ano, resultando em uma chamada e distribuição de capital correspondente dos investidores e para os investidores dos fundos.

Logo, os gestores de fundos não podem fornecer prazos exatos para o fluxo de caixa. Por isso, os clientes devem ter fundos suficientes disponíveis para futuras chamadas de capital.

Há três formas principais, com níveis de risco diferentes, para investir em mercados privados.

A forma é investir em um portfólio de fundos de mercado privado (fundo de fundos). É a opção mais diversificada e o risco de perda de capital é relativamente baixo.

A opção é investir em um único fundo. Nessa opção, o risco de perda de capital é maior.

A opção é investir diretamente em empresas privadas. Essa é a menos diversificada e implica num risco mais alto.

Mas o nível de risco associado a todas estas opções pode ser mitigado por meio de boas medidas e, no caso dos fundos, investindo com gestores de alta qualidade.

Recebemos e analisamos relatórios trimestrais de todos os fundos em nome de nossos clientes. Estes relatórios acompanham a evolução dos fundos em termos de fluxos de caixa, investimentos, avaliações e desempenho. Nossos clientes recebem um relatório trimestral consolidado dedicado, fonte única e abrangente de informações sobre seus investimentos em mercados privados.

Para investir com sucesso nos mercados privados, o capital deve ser mobilizado regularmente e com disciplina ao longo de vários anos. Portanto, os investidores não devem tentar cronometrar o mercado. De fato, o investimento durante ou após as perturbações do mercado respaldou um desempenho superior nos mercados privados.

Sabemos que há situações imprevistas na vida. Por isso, criamos uma plataforma onde nossos clientes podem alienar seus ativos nos mercados privados: podemos colocar o investimento de um cliente em dificuldades na nossa plataforma de leilões, e possibilitar a retirada do investimento.

Fale conosco